A partir do dia 21 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília como capital do Brasil, Planaltina teve seu território desmembrado em duas partes. A antiga sede do município goiano estava localizada na parte que ficou dentro da extensão do Distrito Federal, e foi ajuntada à estrutura administrativa que se implantou, na categoria de região administrativa do Distrito Federal. A outra parte do município, que ficou fora do quadrilátero do Distrito Federal, continuou a pertencer ao estado de Goiás e sua nova sede recebeu também o nome de Planaltina, popularmente conhecida como Brasilinha.
Na cidade concentram-se mais de 4 mil empresas, com destaque para o comércio de rua, oficinas e feiras. Grandes redes varejistas dividem espaço com empresários locais.
A vocação rural está presente desde a criação da cidade. Na época os produtos para consumo da população chegavam por carros-de-boi. A primeira parada era a praça em frente ao museu do atual Centro Tradicional, de onde eram distribuídos para os comerciantes. Até hoje as produções de feijão, milho, soja, trigo, café, hortaliças e frutíferas, além dos rebanhos bovino, suíno e aves movimentam a riqueza local.
A presença do campus da Universidade de Brasília (UnB), dizem os especialistas, pode contribuir para que o campo continue a influenciar positivamente a economia da cidade.
Turismo
A cidade de Planaltina é ao mesmo tempo histórica, religiosa e turística, além de ser moderna. Em Planaltina nos deparamos com o antigo/moderno, o que torna a cidade esplêndida. Mesmo com toda a modernidade oferecida por Brasília, Planaltina manteve e preservou muitos de seus valores, o que a diferencia das demais cidades do Distrito Federal.
Dentro do segmento de turismo religioso, as festas tradicionais, como a do Divino, que reúne quase 25 mil pessoas, e a Via-Sacra (150 mil romeiros) também são responsáveis pelo aquecimento da economia local, beneficiando padarias, hotéis, farmácias e outros estabelecimentos de pequeno porte que atendem o centro tradicional.
Planaltina oferece equipamentos culturais e históricos para a comunidade e os turistas. Destacam-se a Igreja de São Sebastião, o Museu Histórico e Artístico da cidade, a Biblioteca Pública e o Espaço Cultural. A Associação dos Artesãos de Planaltina desenvolve oficina de artesanato com matérias-primas retiradas do cerrado. Os artesãos participam de exposições e promovem oficinas de artesanato.
A revitalização das praças da cidade, outro importante pilar para a atração e a manutenção dos investimentos em cultura, faz parte do Plano de Turismo. As praças fazem parte dos roteiros para visitantes.
Saúde e educação
Planaltina possui um hospital público, o Hospital Regional de Planaltina (HRPL), com serviço de emergência 24 horas, localizado no Setor Hospitalar (Setor Central) da cidade. A Administração Regional de Planaltina coordena três postos de saúde na área urbana e seis postos de saúde na área rural da região administrativa. Além do mais, em Planaltina concentra-se 5 Centros de Saúde.
Também oferece serviços de fisioterapia, nutrição, psiquiatria e encaminha para clínicas especializadas. Planeja e executa programas de vacinação para crianças, gestantes e idosos. Distribui medicação básica e encaminha para medicamentos especiais. Promove transporte de doentes para outras cidades. Realiza ações e eventos visando a prevenção.[carece de fontes]
Planaltina conta com 41 instituições de ensino públicas localizadas na zona urbana e 21 instituições de ensino públicas localizadas na zona rural.
A cidade abriga um campus da Universidade de Brasília (UnB), onde são ofertados quatro cursos de graduação presenciais (gestão ambiental, gestão do agronegócio, ciências naturais e educação do campo) e dois à distância (administração e biologia). Em Planaltina, também se localiza um campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), mais conhecido na cidade como "Colégio Agrícola", que oferece à comunidade cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores, como biologia e educação do campo.
A cidade também abriga o Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Saúde de Planaltina (CEP-ETSP), conhecida por seus cursos voltados para a área da saúde. A instituição de ensino disponibiliza, por meio de processo seletivo, os cursos técnicos de enfermagem, nutrição e saúde bucal. Por meio do Médiotec, é possível fazer os cursos técnicos de informática, teatro e segurança do trabalho. Além dos cursos presenciais, a instituição também oferece dois cursos à distância: técnico em registros e informações em saúde e técnico em secretariado escolar.
Segurança
Planaltina é atendida por duas delegacias de polícia civil, a 16ª DP e a 31ª DP, e um batalhão de Polícia Militar, o 14ª BPM. Na cidade também se localiza um Batalhão do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Planaltina_(Distrito_Federal)
Temos a casa ideal para voce que quer morar nesta magnifica Cidade ! Quintal, muito verde, confira:
https://credimoveis.spotway.com.br/catalogo/imoveis/casa-em-planaltina-aluguel